Top 10 Girl: Saiba se você está se relacionando com um psicopata

Saiba se você está se relacionando com um psicopata

Na novela das nove, Insensato Coração, Léo (Gabriel Braga Nunes) está, pela segunda vez, se aproximando de uma mulher para seduzir, conseguir vantagens, enganá-la e depois sumir. De caráter duvidoso e com ciúme doentio em relação ao irmão, ele comete delitos, passa o próprio pai para trás, mente descaradamente e, até já cometeu seu primeiro assassinato. Mas, sua história mais marcante na novela, tem sido em relação ao golpe que deu em Norma (Gloria Pires), e que, agora, está prestes a repetir com Carmem (Nívea Maria) que também deve ser envolvida e passada para trás.
Pois a ficção está trazendo para a telinha uma situação que vem sendo vivida por muitas mulheres na vida real. Elas convivem com um psicopata, sem saber o risco que estão correndo. Deixam que ele a seduza e são manipuladas. Acreditam em tudo que ele diz e depois se vêem passadas para trás. Se você reconhece esta situação em sua vida, de alguma maneira, acompanhe as principais características da doença para saber como identificar o perigo e buscar ajuda:

- Encanto superficial e manipulação
O psicopata gosta de seduzir para  manipular as pessoas. Ele as usa e, quando não lhe servem mais,  descarta-as.Talvez seja esse processo de coisificação a chave para compreendermos a absoluta falta de sentimentos do psicopata para com seus semelhantes, ou para com os sentimentos de seu semelhante.

- Mentiras sistemáticas e comportamento fantasioso
O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. Sua personalidade é narcisística, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, a seu personagem do momento. Ele pode converter-se no personagem que sua imaginação cria propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

3 – Ausência de Sentimentos Afetuosos
O psicopata tem, desde criança, um acentuado desapego aos sentimentos e um caráter dissimulado. Essa pessoa não manifesta nenhuma inclinação ou sensibilidade por nada e mantém-se normalmente indiferente aos sentimentos alheios. Os laços sentimentais habituais entre familiares não existem nos psicopatas. Além disso, eles têm grande dificuldade para entender os sentimentos dos outros, mas, havendo interesse próprio, podem dissimular esses sentimentos socialmente desejáveis. Na realidade são pessoas extremamente frias, do ponto de vista emocional.

4 – Amoralidade
Os psicopatas são portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes juízo e consciência morais, bem como noção de ética.

5 – Impulsividade
Também por debilidade do superego e por insensibilidade moral, o psicopata não tem freios eficientes à sua impulsividade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crimes. Essa impulsividade reflete também um baixo limiar de tolerância às frustrações, refletindo-se na desproporção entre os estímulos e as respostas, ou seja, respondendo de forma exagerada diante de estímulos mínimos e triviais.

6 – Incorregibilidade
Dificilmente, ou nunca, o psicopata aceita os benefícios da reeducação, da advertência e da correção. Podem dissimular, durante algum tempo, seu caráter torpe e anti-social, entretanto, na primeira oportunidade, voltam à tona com as falcatruas de praxe.

7 – Falta de Adaptação Social
Já nos primeiros contatos sociais, o psicopata manifesta uma certa crueldade e tendência a atividades delituosas. A adaptação social também fica comprometida, tendo em vista a tendência acentuada do psicopata ao egocentrismo e egoísmo, características estas percebidas pelos demais e responsável pelas dificuldades de sociabilidade. Mesmo no meio familiar o psicopata tem dificuldades de adaptação. Durante o período escolar, tornam-se detestáveis tanto pelos professores quanto pelos colegas, embora possam dissimular seu caráter sociopático durante algum tempo. Nos empregos, a inconstância é a característica principal.


Fonte pesquisada: blog Psicopatas
Foto: Divulgação/TV Globo

1 comentários:

Silvio Madara disse...

Muito bom o post, poxa acho que sou um psicopata.
=/
descubra:http://silviomadara.blogspot.com/

Postar um comentário