Top 10 Girl: Poodle rosa faz sucesso em novela; modismo pode ser um risco

Poodle rosa faz sucesso em novela; modismo pode ser um risco

Na novela, a cadela poodle Madonna é o xodó de Alice e do prefeito Isaías . Foto: TV Globo/Divulgação Na novela, a cadela poodle Madonna é o xodó de Alice e do prefeito Isaías
Foto: TV Globo/Divulgação

Gislandia Governo
Rio de Janeiro
Na novela Morde & Assopra (Globo), a poodle Madonna vem chamando a atenção do público não só pelas peripécias que apronta em cena, mas também por sua aparência um tanto peculiar: seus pelos são cor de rosa. Este, é claro, não é o tom natural de sua pelagem, que é branca. A cadelinha teve os pelos tingidos com uma tinta especial, específica para animais, que sai facilmente durante o banho. Acontece que, muitos cães, fora da ficção, têm desfilado por aí com seus donos exibindo um visual colorido. E os especialistas alertam que é preciso muito cuidado antes de pensar em submeter o mascote a esse tipo de procedimento estético, principalmente de forma inadequada.

"Problemas de pele como alergias (que causam vermelhidão e coceira) e queda dos pelos, irritação nos olhos, enjoos e intoxicação são os problemas mais comuns que podem acometer os animais mais sensíveis", destaca o veterinário Ernani De Castilho. E há, inclusive, o risco de morte, se o produto não for indicado para aplicação em cães e gatos. É o caso do tingimento feito com papel crepom, já que a tinta liberada pelo papel é muito tóxica.

"No mercado pet, há produto específico para pintar animais, que apresentam na embalagem a palavra 'atóxico'. Porém, uma substância pode ser atóxica para um animal e completamente tóxica para outro. Eu não recomendo este procedimento. Mas se o dono desejar muito fazê-lo, ele deve ser realizado numa pet shop, onde a aplicação certamente será mais segura com profissional treinado", comenta a veterinária Karine Kleine, da clínica Renalvet, em Copacabana. "Também é importante salientar que o produto atóxico é químico. E, como toda química, o teste alergênico deve ser feito antes da aplicação, para verificar se o animal é alérgico", completa. 

A especialista também ressalta as possíveis alterações psicológicas nos bichos que têm os pelos tingidos. "É bem verdade que os animais não enxergam como nós, mas as diferenças de tons são bem perceptíveis. Um cão branco que fica azul, muda completamente. Ele não tem noção se o procedimento nos pelos foi feito por necessidade ou por vaidade dos donos. De repente, olhar para seu corpo e ver formas e tons diferentes pode deixá-lo desconfortável", comenta a veterinária. 

"Sabendo do risco das alergias e do fator psicológico, o dono deve pensar bastante antes de aderir à nova moda. Afinal, como você se sente ao sair do salão com um corte de cabelo que você não pediu para o cabeleireiro?", indaga Karine Kleine.

Por mais atóxica que seja a tinta, o animal não nasceu assim, e seus pelos Colorido sai com banhos
Pintar animais com uma só cor ou com estampas variadas é um procedimento que faz o maior sucesso nos Estados Unidos e na China. Aqui no Brasil, o mais comum é ver cães nas cores azul ou rosa. Como a pintura é feita? Primeiro, o animal toma um banho para retirar todo o resíduo e a gordura natural. Isso faz com que o xampu tonalizante dure mais tempo. E a cor sai com com os banhos.

0 comentários:

Postar um comentário