Top 10 Girl: Entenda por que famosas preferem o parto humanizado

Entenda por que famosas preferem o parto humanizado

 . Foto: AFP Gisele Bündchen é uma das adeptas do parto humanizado
Foto: AFP

Parto humanizado é a moda da vez. Gisele Bündchen já fez, Juliana Knust, também, e Daniele Suzuki é a próxima. Mas o que é isso? "É o parto que resgata o direito da mulher de escolher o que será melhor para ela e seu filho, sem ter que simplesmente aceitar as regras dos médicos e hospitais", explica a conselheira perinatal Fadynha, profissional que ajuda nos desejos da mãe na gestação e no parto. Essa escolha vai desde uma massagem durante o período das contrações até a posição na hora de ter o bebê.
As mulheres que optam por esse método se sentem realizadas. É o que garante Andrea Santa Rosa, mulher do ator Marcio Garcia, mãe de três crianças. "O parto humanizado do meu terceiro filho, Felipe, foi o melhor deles. Feito em casa, em um ambiente calmo e conhecido, onde passei a gestação inteira", conta ela, que também fez parto normal e cesariana.

Com o pequeno Kauai na barriga, a atriz Daniele Suzuki afirma que está pronta para esse processo. Mesmo indo para o hospital, ela não pretende tomar anestesia e deseja um momento para ser dividido a três: mãe, pai e bebê. "Meu marido vai dar o primeiro banho. Também vamos colocar a musiquinha que o Kauai já se acostumou a ouvir", diz.

Daniele Valente, que está com quase nove meses de gestação, não vê a hora de ir para o hospital e dar à luz Valentina. Sem disposição para sentir dores, ela fará um parto que mistura o normal com o humanizado. "Já conversei com meu obstetra. Na hora que ela sair, fica no meu colinho. Não tenho essa segurança de ter o bebê em casa. E vou tomar anestesia. Está louco que não? É a primeira coisa que vou pedir. Quero usar tudo que a tecnologia oferece. Vou sofrer para quê?", brinca.
Na hora de seguir o exemplo das celebridades, os cuidados básicos com saúde da criança e da mãe não podem ficar de fora. Qualquer mulher que tome essa decisão deve estar em dia com os exames necessários e ser acompanhada por médicos. A apresentadora Ana Maria Braga, que acabou de ganhar uma neta em um parto humanizado, reforça essa ideia. "O procedimento deve ser realizado onde se possa recorrer, com facilidade, a um hospital ou centro médico", alerta.

Médicos recomendam que o parto seja feito em hospital
Cada vez mais procurado, o parto humanizado é, de acordo com a obstetra Valéria Siqueira, um conceito de dar à luz da maneira mais natural possível. "Trata-se de um parto feito num ambiente harmônico, com o mínimo de intervenção externa. Mas ainda não existe definição protocolar para esse procedimento", explica.
Valéria conta que os médicos não se opõem a essa opção, desde que ela seja feita com responsabilidade. "Parto humanizado só deve acontecer dentro de um hospital, porque há uma sala de cirurgia ao lado. No Rio, é impossível chegar a um centro médico em 15 minutos. Não se pode colocar saúde de mãe e filho em risco", analisa.

0 comentários:

Postar um comentário