Top 10 Girl: Mexa-se

Mexa-se

Você ainda lembra do tempo em que era comum acordar, ir até a padaria, bater papo na banca de jornal e, um pouco mais tarde, ir a pé até o trabalho? Não, né? Hoje acordamos, engolimos um café, entramos no carro, ficamos horas no engarrafamento e, finalmente, chegamos ao escritório. Chegando lá, passamos o dia sentadas na frente do computador. Muitas vezes não conseguimos levantar nem mesmo para comer. Ao chegar em casa, a rotina da cadeira continua: telefonamos para o delivery, ligamos a televisão e só saímos de lá para cair na cama.

Com o advento da Internet e dos equipamentos eletrônicos, movimento não tem vez e comodismo é a palavra de ordem. Mas fique atenta: o sedentarismo é um mal moderno e contribui para o surgimento de várias doenças.
“Sentar é uma das principais causas das dores ortopédicas. Quando você fica sentado por longos períodos de tempo, os músculos que o sustentam na posição ereta afrouxam, e não conseguem suportar as suas costas tão bem”

Ok, movimentar-se é preciso, mas cadê que conseguimos tempo para frequentar uma academia, preparar refeições saudáveis e todas aquelas coisas que, nós sabemos bem, são importantes para a saúde? Toda mudança de atitude tem que começar por algum lugar, então se seu objetivo é emagrecer e ser mais saudável comece com o mais básico: saia da cadeira e comece a andar!Simples assim: quanto mais você se movimenta, mais calorias gasta e mais saudável fica.
Segundo a metodologia NEAT, em inglês, non-exercise activity thermogenesis, ou, em bom português, atividade termogênica sem exercício, movimentos banais, como passar aspirador pela casa, subir uma escada ou até mesmo andar pelo shopping levam a um gasto considerável de energia. De acordo com James A. Levine, endocrinologista e pesquisador da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, pesquisas mostram que atividades diárias como essas queimam mais calorias do que meia hora de exercício na esteira. Além disso, ao realizar movimentos simples e básicos, como levantar e andar, você estimula seu metabolismo, reduz o colesterol e melhora sua atividade mental.

"Sentar é uma das principais causas das dores ortopédicas. Quando você fica sentado por longos períodos de tempo, os músculos que o sustentam na posição ereta afrouxam, e não conseguem suportar as suas costas tão bem. Enquanto isso, seus quadris ficam tensos e começam a forçar sua espinha quando você tenta ficar de pé ou andar. O resultado final é uma postura corcunda", explica Levine, no livro Move a Little, Lose a Lot.

Segundo o endocrinologista, é possível queimar em torno de 2,1 mil calorias por semana apenas mudando a rotina de trabalho no escritório: parando o carro em um estacionamento mais distante do seu prédio, usando a escada em vez do elevador, atendendo seus telefonemas em pé etc.

Assistente comercial de uma agência de turismo, Patrícia Filgueiras não conhece o doutor James Levine, mas já aplica no seu dia a dia a metodologia defendida por ele. Tudo começou no início do ano, quando voltou de uma temporada no exterior quase dez quilos acima do seu peso e sem energia para nada.

"Vivia cansada e comecei a ter vários problemas, como resfriados constantes, dor de garganta, coluna dolorida... Decidi procurar um endocrinologista que, além de me recomendar uma dieta, disse que eu precisava me movimentar mais, porque era muito sedentária. Então comecei a fazer pequenas mudanças que ajudaram muito, como ir caminhando para o trabalho; privilegiar atividades de lazer com movimento, como andar na praia, passear de bicicleta... Hoje é raro eu chegar em casa e ligar a televisão. Prefiro sair para dar uma volta", conta Patrícia, que hoje já está no seu peso ideal.

Ainda de acordo com Levine, a fadiga e a sensação de cansaço pode ser reduzida em até 65% com exercícios de NEAT e homens e mulheres ativos têm 30% a menos de chance de desenvolver o Mal de Alzheimer. "Pode ser coincidência, mas agora que não sou mais sedentária não tive mais nenhum resfriado. Tenho muito mais disposição", garante a assistente comercial. 

0 comentários:

Postar um comentário