Top 10 Girl: Tratamentos Estéticos durante a gestação

Tratamentos Estéticos durante a gestação

A gestação é uma fase na qual ocorrem muitas mudanças na vida da mulher, tanto do ponto de vista emocional como estético. Em relação a forma física, ela apresenta modificações visíveis: os seios crescem, o abdome pode sofrer com o acúmulo de gordura, os hormônios alteram o cabelo e a pele, existe o risco de aparecerem estrias. Por isso, o cuidado com o corpo durante a gestação é fundamental, pois influencia no bem estar da futura mamãe e contribui para uma rápida recuperação pós-parto.

"A gravidez é um tempo de transformações psicológicas, hormonais e estéticas. Torna-se necessário manter os cuidados com o corpo e adequá-los a essa fase, sempre com acompanhamento e aprovação do ginecologista", destaca a médica dermatologista Dra. Marcella Delcourt, sócia-diretora da Melo Delcourt Clínica de Dermatologia.

Para saber quais as principais transformações que ocorrem neste período e os cuidados que a mulher deve ter com seu corpo, entrevistamos a Dra. Marcella Delcourt que fala sobre os tratamentos estéticos - facial e corporal - que podem ser realizados durante a gravidez.


Rosto

1) Durante a gestação a pele passa por algumas mudanças. Quais as principais alterações que ela sofre nesse período?
O melasma (mancha gravídica)  pode ocorrer na maioria das grávidas, principalmente as de pele mais morena, provavelmente devido à elevação de alguns hormônios. Os cabelos tendem a crescer mais rápido e pode ocorrer um aumento de pelos temporário no rosto.

Em relação a acne, o comportamento é imprevisível. Tanto pode ocorrer uma melhora da acne, como ela pode aparecer pela primeira vez durante a gestação.  É normal o aumento de pintas pré-existentes e o aparecimento de novas, principalmente as vermelhinhas (nevus rubi).

2) Aplicação de toxina botulinica e  ácido hialurônico estão liberados durante a gestação?
Não aconselho a aplicação da toxina botulínica durante a gestação e durante a amamentação, pois é uma substância estranha ao organismo e não há trabalhos científicos que comprovem que realmente não ocasionam riscos ao bebê. Também não costumo aconselhar os preenchimentos nesse mesmo período, pois é uma fase na qual a anatomia da mulher está comprometida pelas alterações hormonais, com um certo grau de edema (inchaço) facial, que pode comprometer no resultado final.

3) Há algum tratamento estético ou cosmético para evitar o aparecimento de manchas no rosto durante a gestação?
O melasma ocasionado pela gravidez pode ser evitado, ou amenizado, com o uso de bloqueadores solares desde o início da gravidez com alto fator de proteção UVB/UVA (proteção química) e o uso de base (proteção física) após. Sempre indico o uso diário de cremes despigmentantes específicos para gestantes sem hidroquinona ou ácido retinóico na fórmula.

4) Nesta fase, qual o tratamento estético facial mais indicado para a gestante? Quais os ativos mais indicados para o rosto?
O Peeling de Cristais ou de Diamante é muito indicado nessa fase, pois faz a remoção de células mortas e estimula o colágeno, além de deixar a pele mais receptiva para a ação dos cremes com ativos hidratantes e clareadores suaves.

0 comentários:

Postar um comentário