Top 10 Girl: Cabelos: cinco dúvidas sobre recuperação dos fios

Cabelos: cinco dúvidas sobre recuperação dos fios

Com a chegada do outono, é preciso redobrar os cuidados com os cabelos, já que a predominância do tempo seco e a oscilação da temperatura podem danificar a beleza dos fios. Por isso, é preciso adotar alguns cuidados específicos para evitar o ressecamento e a falta de brilho. Nesta coluna, respondo cinco perguntas recorrentes sobre o tema.

Fios ressecados: não adianta só cortar as pontinhas detonadas
1. Com as pontas ressecadas devido ao verão, o que é preciso fazer agora no outono para contornar este problema?
É comum as pessoas acharem que só cortando as pontas ressecadas é possível solucionar o problema. Isso é um mito. Cortar as pontinhas é importante como hábito, a cada 40 até 80 dias, mas não resolve o problema do ressecamento.

O ressecamento se estende ao longo de todo o fio, e a ponta é só um reflexo disso. A única solução é apostar nas hidratações.

Para definir o melhor tipo de hidratação é preciso, antes de tudo, analisar o que provocou esse ressecamento – excesso de sol, falta de vitamina, efeito de alisamentos ou tinturas.

2. Se os cabelos já estão muito prejudicados, qual tipo de tratamento é ideal?
Cabelos muito prejudicados precisam de tratamento do tipo UTI, que é intensivo. Dependendo do estado dos fios, só as hidratações profissionais resolvem – feitas em salão de beleza com ativos concentrados. Recomendo cinco hidratações, no mínimo. É fundamental que a hidratação seja feita, pelo menos, uma vez por semana. Só assim será possível recuperar a queratina e a elasticidade do cabelo.

3. Quais tratamentos caseiros são realmente eficazes para restaurar a saúde e beleza do cabelo?
Atualmente existem diversas opções de cosméticos que garantem um resultado perfeito. A mulher hoje tem opções de comprar vários cremes e restauradores bons sem ter que ir até o salão do profissional para fazer uma hidratação.

Eu recomendo adquirir marcas confiáveis, que expressem os ativos na própria embalagem. As máscaras, especialmente, podem ser muito boas.

Mas é preciso fazer direito: separar os fios em várias mechas e aplicar o produto, massageando com as mãos, várias vezes. Espalhe muito bem, em todo o comprimento e pontas.

Além disso, leia as orientações da embalagem com atenção – tempo de pausa, necessidade de calor para ativar, entre outros –, e nunca aplique tais produtos na raiz do cabelo, pois ao invés de hidratado, ele ficará oleoso.
4. Qual é o melhor tratamento para raiz oleosa e pontas secas?
Além dos tratamentos convencionais, como as hidratações no salão ou as caseiras, é ideal usar reparadores de pontas. O leave-in, um tipo de condicionador ultraleve e sem enxágue, também é uma boa opção, pois devolve o brilho e fecha as cutículas abertas.

5. Como não ter cabelos ressecados?
Além dos cuidados com o sol, cloro, química e aparelhos que produzem calor, é preciso entender que os cabelos são como a pele e precisam de cuidados diariamente. Então, se você quer ter fios sempre saudáveis, não existe mágica: cuide deles o ano inteiro e faça hidratações periódicas seguindo as orientações do seu cabeleireiro.

0 comentários:

Postar um comentário